4 de novembro de 2019

Whatsapp: Relação entre empresa e cliente

O Whatsapp é um aplicativo que ganhou espaço no mercado, tendo 1,5 bilhões de usuários no mundo, sendo 120 milhões só no Brasil. Sabe qual o quantidade média de verificação diária? Pasmem: em média 23 verificações pelo usuário.

A facilidade de interação, torna a comunicação mais simples e fácil, proporcionando de forma objetiva e pessoal o relacionamento entre empresa e cliente.
Porém é importante ressaltar os grandes desafios encontrados por esse aplicativo. O portal Website Builder realizou em 2018 uma pesquisa com 1.000 usuários do Reino Unido constatou que, 72% aceitam esperar 30 minutos para resolução dos problemas, já 11% desejam um retorno imediato mas, retorno, não significa solução.

Outro estudo realizado pela Eptica (Reino Unido), com os usuários e atendentes de contact centers que utilizam chat e social media, mostra que, 31% dos usuários demonstram insatisfação pela dificuldade dos atendentes em entender ou transmitir a informação. Deste percentual, 82% dos usuários disseram que mudam de fornecedor caso a equipe de atendimento ao cliente não solucione os problemas.

Hoje, o cliente quer manter um relacionamento de empatia, como se estivesse conversando com um amigo, que além de tirar suas dúvidas, possa resolver seus problemas e esteja disposto a entendê-lo.
Diante disso nota-se também um movimento nas empresas procurando renovar e evoluir em seus produtos e serviços, acrescentando valor e trazendo soluções completas para os clientes e ainda personalizando o atendimento para obter resultados satisfatórios, rápidos e assertivos.
Em um estudo feito em 2016 pelo Penn State’s Media Effects Research Laboratory, foi observado que o atendimento com emoticons 😀 torna a conversa leve e descontraída, trazendo uma digitação mais rápida e com exatidão.

Para possibilitar o melhor CX (Customer Experience), são fundamentais ações rápidas e agilidade nas conversas. O foco deve ser compreender melhor o cliente, utilizando os meios digitais para captar as informações e assim, poupar de refazer as mesmas perguntas ou relatar a situação diversas vezes, levando em consideração que “o que pode ser comum para a empresa, para o cliente pode não ser.

O êxito para o melhor atendimento ao cliente, depende também de soluções de retaguarda. Com a utilização da nuvem como infraestrutura, é possível desenvolver e executar com rapidez um meio mais inteligente.
Existem soluções aprimoradas para fazer uma análise completa de dados gerado pela comunicação formada pela visão omnichannel que demonstram visivelmente o resultado da operação, com a finalidade de coletar as informações e transforma-las em novas oportunidades de venda e inovação.

A relação entre empresas e clientes teve um avanço enorme do telefone para o chat, logo após, entraram as propostas para dispositivos móveis e atualmente cresce a utilização da CX, que auxilia por meio de mensagens as empresas para construírem maiores vínculos com seus clientes nas plataformas que desejarem.

O Whatsapp é o aplicativo mais popular do Brasil, sendo uma ferramenta ótima para se relacionar com o cliente de forma ágil, clara e eficiente. As vantagens são inúmeras, como exemplo, fazer agendamentos com médicos, acompanhar processos jurídicos, monitorar a entrega física de produtos e já existem estudos para que os usuários possam fazer compras utilizando o Whatsapp.

Empresas que antigamente necessitavam ter um contato totalmente presencial para fidelizar e ganhar credibilidade do cliente, se aprimoraram tecnologicamente para atender essas novas formas de contato.

Sua empresa possui este canal? Ele é funcional?

 

Esse conteúdo te ajudou? Se você quiser saber mais sobre conteúdos de contabilidade e empreendedorismo, assine nossa newsletter e receba semanalmente novidades em seu e-mail.

 

 


Fonte da matéria:
https://administradores.com.br/noticias/whatsapp-empatia-%C3%A9-base-do-relacionamento-entre-empresa-e-cliente

Fonte da Imagem:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcRPlCLyy9HouDKygSKesVoMwkoou-zikhI8bgYI7sClk-sfGq1u