Se você costuma receber mensagens indesejadas que lotam sua caixa de e-mail’s ou contas de Whats App, entenda com a matéria abaixo como se proteger dos famosos SPAM’s.
Spam é o termo utilizado para definir os e-mails recebidos não solicitados, enviados de modo geral para um grande número de pessoas, e tendo como principal objetivo a comunicação publicitaria ou a propagação de programas maliciosos (malwares).
Os mais conhecidos tipos são;
Propagandas e divulgação: De produtos, serviços e até candidaturas políticas, este é o tipo mais comum de spam;
Programas maliciosos (malwares): E-mails contendo informações, anexos e links nocivos, que abertos podem instalar vírus e causar a perda de informações;
Correntes: Mensagens que prometem sorte, riqueza e outros benefícios aos que repassarem para o maior número de pessoas e contatos dentro de um tempo determinado;
Golpes: Oportunidades enganosas e ofertas que prometem resultados falsos, como ofertas de emprego ou oportunidades de negócios muito lucrativos;
Conteúdo pornográfico: Muitas vezes com material de pedofilia.
Conteúdo disfarçado (phishing): Caracterizado crime de estelionato para iludir os destinatários, solicitando o fornecimento de dados pessoais e senhas;
Ao receber um e-mail, alguns detalhes devem ser analisados:
Remetente: O campo de remetente aparece com seu próprio e-mail, incompleto, vazio ou com nomes genéricos “amigo@” “suporte@”.
Assunto: No assunto aparecem textos alarmantes, atraentes ou simplesmente vagos, exemplos; “Seguem as fotos do final de semana”, “Precisando de empréstimo?”, etc.
Propagandas apelativas ou desconhecidas: oferta de produtos milagrosos, mensagens de redes sociais.
Opção de remoção da lista de divulgação da propaganda: Na tentativa de confundir o usuário aparece a opção de remoção da lista de divulgação, porém clicando na opção acabamos por válidar o e-mail utilizado, e sinalizamos que o e-mail foi lido. Com essa confirmação, adicionam o e-mail do destinatário em mais listas.
Outros cuidados também auxiliam na prevenção:
Privacidade em redes sociais: Evite expor informações pessoais no modo público, utilize as opções de privacidade.
Mantenha seu computador e dispositivo móvel seguros e protegidos: Mantenha-os atualizados, e com softwares de segurança (antivírus, firewall) conhecidos e com boa reputação, pesquise antes de instalar no seu dispositivo.
Não faça cadastros em sites desconhecidos: Utilize a internet para buscar a reputação dos sites em que precisa fazer algum tipo de cadastro. Não esqueça de verificar também a politica de privacidade dos sites que possui cadastro.
Ao identificar um e-mail SPAM, marque-o como tal: A simples exclusão não impede que outros SPAM sejam reenviados.
Utilize-se da opção cópia oculta (bcc ou cco) para enviar um e-mail a várias pessoas: Com isso diminui a possibilidade dos e-mails serem coletados por equipamentos que tenham algum malware para esse fim.
Crie contas secundárias: Utilize contas secundárias de e-mail para cadastro em locais em que haja a chance de receber spams.
Os spams nos afetam de várias formas:
Fazendo perder tempo para excluir o volume de mensagens recebidas via e-mail;
Nos dispersando de mensagens importantes devido ao volume de spam recebidos
Nos fazendo visualizar conteúdos impróprios ou ofencivos;
Podendo ainda gerar graves riscos à segurança e prejuízos financeiros.
Quer saber mais? Acesse os sites http://antispam.br e https://cert.br
Fiquem atentos!! Prevenção ainda é a melhor maneira de se proteger.
Fontes:
http://antispam.br
https://cartilha.cert.br/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Spam