20 de junho de 2018

Salário Emocional.

Sabemos que a satisfação de uma pessoa tem reflexo em todas suas interações sociais, influenciando em seu relacionamento com familiares, amigos, vida amorosa e também sua vida profissional. Assim, quando tratamos da satisfação em relação ao trabalho, diversos fatores podem favorecer ou prejudicar esse sentimento, como o clima organizacional, suporte e amparo necessário para desempenho das atividades, dentre outros.

Pensando nisso, e sabendo o forte reflexo que as características acima tem sobre o clima organizacional, a implantação de melhorias nesses ambientes e fornecimento de variados benefícios, pode servir de ferramenta para proporcionar um clima fraterno, receptível e agradável a todos trabalhadores. Esse “conjunto de incentivos ” pode ser denominado salário emocional.

“O salário emocional pode ser definido como um conjunto de incentivos emocionais que proporcionam um clima positivo e fazem com que os colaboradores se envolvam com a empresa, aumentando o comprometimento e a produtividade.”

O principal objetivo é fornecer um crescimento e desenvolvimento de todos os colaboradores, na proporção e capacidade de cada um, sempre tentando estabelecer um equilibrio entre seu emocional e financeiro.

Essa tarefa é muito complexa, mas, apesar de não existir um modelo a ser seguido, algumas dicas podem ser selecionadas e moldadas de acordo com a organização. São elas:

Transparência em relação aos objetivos da empresa

Metas e objetivos são extremamente importantes, no que diz respeito a orientação dos colaboradores quanto a visão e planejamento da empresa. Colaboradores bem informados e direcionados, oferecem um desempenho mais preciso.

Reconhecimento e feedbacks positivos

Avaliações periódicas podem servir de parâmetro para melhorias no desempenho de colaboradores e empresa. Possuem grande valor, pois reforçam as qualidades e pontos a serem melhorados por ambas as partes.

Programas e treinamentos motivacionais

“São programas que objetivam a interação, recreação, motivação e aproximação do grupo”. Essas atividades aumentam a dinâmica e harmonia entre as equipes, além de facilitar o relacionamento interpessoal dos colaboradores.

Ações em datas comemorativas

A lembrança do aniversário, dia das mães, dia de uma determinada categoria de profissionais, faz toda diferença no momento em que é celebrada pela empresa e junto dos colegas de trabalho. A celebração dessas datas comemorativas, traz a ideia de especialidade que um colaborador tem para a empresa.

Além desses itens, podemos citar:

  • Comunicação clara e ágil entre colaboradores e superiores;
  • Programas de desenvolvimento de carreira;
  • Programas de lazer como academia, formação de equipes esportivas e realização de atividades que se estendam às famílias dos colaboradores;
  • Possibilidades reais de crescimento e estímulos a novos desafios;
  • Transparência em relação aos objetivos da empresa
  • Programas de aprendizado;
  • Tarefas direcionadas a explorar os talentos individuais;
  • Programas e treinamentos que promovem autoconhecimento;
  • Ações em datas comemorativas;
  • Relação transparente entre empregado e empregador;
  • Avaliações objetivas e diretas;
  • Reconhecimento e feedbacks positivos;
  • Atenção às necessidades profissionais e pessoais do colaborador;
  • Programas e treinamentos motivacionais;
  • Pesquisas de clima organizacional;
  • Incentivo à construção de um Plano de Carreira;
  • Aplicação de ferramentas de Psicologia Organizacional, tais como: mapeamento do perfil dos colaboradores e gestores, mapeamento dos modelos de gestão e realização de avaliações de desempenho.

 

Faz-se necessária a dedicação de todos os envolvidos para que a implantação desses itens seja qualitativa e eficiente, assim com aplicação dessas ferramentas, a qualidade e o desempenho da empresa, de forma geral, pode melhorar significantemente, bem como a qualidade de vida de todos os colaboradores.


Links de consulta:

http://www.sbie.com.br/conheca-o-conceito-de-salario-emocional-e-como-e-aplicado-nas-empresas/

http://economia.ig.com.br/carreiras/2013-04-06/salario-emocional-no-trabalho-e-mais-importante-que-recompensa-financeira.html

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/como-o-estado-emocional-pode-afetar-seu-trabalho-no-dia-a-dia/101937/

http://www.rh.com.br/Portal/Carreira/Materia/6565/beneficios-gerados-pelo-desenvolvimento-de-carreira.html

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/lixo/flexibilidade-no-trabalho-por-que-aderir/