Seja na indústria, comércio ou no setor de serviços, os pequenos negócios, formados por Micro e Pequenas Empresas (MPE) e pelos Microempreendedores Individuais (MEI) movimentam e aquecem a economia brasileira, eles correspondem a 99% do total de 6,4 milhões de estabelecimentos existentes no Brasil, à vista disso já empregam mais da metade dos trabalhadores no país.
Conforme levantamento do SEBRAE, com base nos dados do CAGED, no mês de Setembro de 2018 foram abertos 137,3 mil novos postos de trabalho, sendo 85,8 mil para os pequenos negócios, o aumento foi de 37% em relação ao mesmo período do ano passado, já as médias e grandes empresas geraram aproximadamente 50,5 mil e a administração pública 954.
Em um acumulado de nove meses (Janeiro a Setembro), os números são ainda maiores, o saldo é de 575 mil empregos gerados pelas Micro e Pequenas Empresas, e 130,4 mil por empresas de maior porte, isso equivale para as MPE 82% do total de 705 mil vagas criadas por esses dois nichos de empresas no ano de 2018.
O grande impulsionador na geração de empregos nas MPE, é o setor de serviços (46,6 mil postos de trabalho em setembro deste ano).
O segundo setor que mais se destacou foi o do Comércio (24,3 mil empregos), seguido pela Indústria de Transformação (11,9 mil empregos).
Para Guilherme Afif Domingos, presidente do SEBRAE, é inquestionável o papel estratégico que os pequenos negócios desempenham na economia brasileira e sua importância na geração de empregos.
“É inegável a força dos pequenos negócios para a geração de empregos no Brasil. As pesquisas só confirmam, mês após mês, que o empresário de micro e pequena empresa deve ser prioridade das políticas públicas, porque somente por meio do fortalecimento do empreendedorismo, o país terá chance de voltar a crescer”.
Em um panorama, no mês de Setembro, quem liderou o ranking de geração de empregos foi a região Sudeste, respondendo pela criação de 32,9 mil empregos. A segunda região que mais gerou empregos no país foi a Nordeste (20,1 mil), com melhor atuação do Ceará (5.033) e Pernambuco (4.475).
Os dados mostram a importância dessas empresas para a economia do país, sendo de suma importância o investimento, mas não podemos esquecer que crescimento com responsabilidade sempre é o melhor caminho. Dúvidas de como abrir, regularizar sua empresa ou até mesmo contratar funcionários. Nos procure, a Régulus conta com uma equipe qualificada e pronta para te atender!
Fontes:
Pequenos negócios respondem por 82% das novas vagas nos últimos nove meses
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Fontes:
https://marketup.com/pequenos-negocios-novos-empregos/