Primeiramente há de se conhecer muito bem o seu produto ou serviço, só conseguimos oferecer aquilo que acreditamos. Com isso você poderá vender tanto de forma física, tendo contato direto com seu cliente quanto online, com o crescente acesso a internet, este tipo de venda vem crescendo substancialmente.
Algumas dificuldades estão presentes no mercado dos pequenos empreendedores, valorize o seu produto sempre, pois assim os compradores o valorizarão também. Uma grande aliada para vencer essas dificuldades é a própria internet que vem se tornando uma grande aliada na visualização de muitas empresas, exemplo disso é o Google Maps, que oferece uma ferramenta gratuita para que a empresa possa ter maior visualização.
Seguem algumas dicas para o seu negócio:
1- Faça com que o seu produto ou serviço se torne visível para o consumidor:
Anunciando em aplicativos como o Google Maps, criando listas de distribuição no Whatsapp (cuidado com grupos, estes podem ser vilões com as mensagens de saudações e correntes), mantendo sua Fanpage em movimento e fazendo o mesmo com a conta no Instagram, haverá fácil visualização e compartilhamento de seus produtos ou serviços;
2 – Conheça seu cliente:
Mostre interesse cativando o mesmo e criando credibilidade, de forma que ele possa indicar seu serviço a outros potenciais clientes. Só indicamos quem conhecemos e confiamos.
3- Mantenha os canais de atendimento visíveis e divulgados:
Manter o contato, esclarecer rapidamente possíveis dúvidas e manter um canal para reclamações e sugestões também são uma maneira de se aproximar do consumidor final e verificar possíveis falhas e melhorias.
4 – Oferecer programas de fidelidade e indicações:
Descontos ou brindes ao receber indicações, brindes a cada x consumo são ferramentas que ajudam nesta fidelização.
5 – Site:
Se a empresa possui um site próprio, procurar sempre mantê-lo atualizado não contando apenas com as redes sociais, pois o site é o “rosto” de sua empresa, se este estiver “abandonado” e estático vai haver a desconfiança do consumidor sobre a credibilidade do estabelecimento.
6- Visibilidade
Nem todas as formas de marketing trazem vendas diretas, porém, quanto maior a visibilidade da empresa, maior será a busca por ela. Bancos por exemplo, já estão estabelecidos no mercado e mesmo assim não deixam de fazer propagandas, afinal, “quem não é visto, não é lembrado.”
Esperamos ter ajudado, havendo o interesse no auxílio para sua empresa, consulte-nos sobre nossos serviços de consultoria empresarial.
Fontes:
Revista Secon – SP nº 344
https://exame.abril.com.br/pme/5-passos-basicos-para-fechar-qualquer-venda/
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-cinco-passos-para-vender-um-servico-e-fidelizar-o-cliente/72307/