A expectativa do Brasil durante a Copa vai além dos gramados, com perspectiva de aumento do volume médio de vendas em 27% com relação ao mês de maio a economia é um dos setores influenciados pelo mundial.
O famoso churrasco com cerveja durante os jogos é um dos hábitos que podem impactar na economia e este comportamento é um padrão recorrente durante o mundial.
Quando a copa do mundo 2018 estava prestes a chegar, muitos brasileiros começaram a investir em televisores, artigos temáticos, bebidas, alimentos e vestuário esportivo, movimentando assim, vários setores do mercado.
A indústria de televisores se torna fornecedora de um produto sazonal. Habitualmente é mantida uma média de produção equilibrada mas, quando chega a copa do mundo a produção é aumentada da mesma forma como no Natal, o consumidor quer ter sua TV em casa, antes destas datas para prestigiar o momento com prazer. O mercado se prepara com antecedência para atender a demanda nestes períodos.
A indústria alimentícia, por outro lado, é beneficiada por aqueles que preferem reunir os amigos e familiares para comemoração dos jogos. Entre as bebidas preferidas estão a cerveja, o refrigerante e água. Com os alimentos, tem maior destaque carnes para churrasco, pipocas e salgados, porém bares e restaurantes diversos bombam nesta época, basta anunciar que tem um telão ou algo do tipo durante os jogos.
Para a comemoração, os torcedores vão em busca de itens de decoração temática, e também de roupas verdes e amarelas, movimentando os setores esportivo, de moda, de brinquedos, indústria plástica, etc.
A Copa do Mundo movimenta o país e impacta na chamada curva de sazonalidade, que mede datas comemorativas X o consumo de produtos variados, com isso o planejamento e o controle do volume de produção são fundamentais para o equilíbrio financeiro das empresas além de exigir diversificação de produtos.
Outro setor diretamente afetado será a informalidade, toda oportunidade gera consumo e riqueza, seja ela formal ou informal, com o grande número de desempregados e o custo baixo pela falta de tributação de produtos, será um forte concorrente às empresas oficiais.
Datas lembradas por todos, aumentam o índice de consumismo e a curva aumenta, ajudando ou atrapalhando os setores do mercado.
Além do consumo para a Copa, há o consumo pós Copa, segundo Otto Nogami, do Insper, “Se o Brasil não se apresentar de maneira adequada, isso pode mexer com a autoestima do brasileiro e aí ele tende a consumir menos. Por outro lado, se ganhar [o Mundial] pode ter um aumento de demanda além do normal, porque as pessoas vão comemorar, vão sair, se dar ao direito de comprar alguma coisa.”
#vaibrasil
Fonte:
https://g1.globo.com/economia/noticia/da-venda-de-tvs-a-cerveja-veja-como-a-copa-do-mundo-vai-impactar-a-economia.ghtmlhttp://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2018/01/cadernos/empresas_e_negocios/604746-sazonalidade-exige-diversificacao.html
Fonte imagem:
https://images.google.com/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fstatig1.akamaized.net%2Fbancodeimagens%2F6h%2F4h%2F82%2F6h4h82u7xhramoker9hs8z0x6.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Figames.ig.com.br%2F2018-06-07%2Fcopa-do-mundo-playbonds.html&docid=x7fueMXIDHnhfM&tbnid=Dgmchw9YI3a_oM%3A&w=652&h=408&source=sh%2Fx%2Fim