17 de janeiro de 2018

Indicadores Chave de Sucesso para sua Gestão – KPI

O KPI (Key Performance Indicator ou Indicador de desempenho) é uma das melhores ferramentas para se mensurar, projetar e avaliar os objetivos e metas organizacionais definidos no planejamento estratégico da empresa. Essa ferramenta traz consigo um leque de oportunidades, como identificar os pontos fortes e fracos da empresa, tornando-a apta a explorar as melhores oportunidades e obter o tão desejado sucesso.

Por exemplo, como saber se a organização está caminhando no rumo certo? Como saber se cada área está ajudando a empresa a cumprir com o planejado?

Números são essenciais para tomadas de decisão. Mas, vale ressaltar que Indicadores de desempenho auxiliam gestores a avaliarem a eficácia de funções e processos, ou seja, podem ser utilizados em diversas áreas e em diversos segmentos.

Ainda está em dúvida se a deve ou não utilizar o KPI em sua empresa?

Seguem 8 motivos para querer tê-lo como ferramenta de auxílio na tomada de decisão.

 

Oferecem resultados quantificáveis;

Oferecem incentivos individuais de desempenho;

Melhoram o orçamento;

Aumentam a eficiência;

Alinham as metas; 

Aperfeiçoam o desempenho;

Melhoram as tomadas de decisão e impulsionam as vendas.

Ainda não se sente confortável? Que tal dar uma espiada nos exemplos abaixo?

 

Indicadores de produtividade: indicam a relação do uso dos recursos da empresa e suas entregas (pode ser produtividade hora/colaborador, hora/máquina etc.).

Indicadores de qualidade: auxiliam na compreensão de desvios ou não conformidades ocorridas durante o processo produtivo.

Indicadores de capacidade: mensuram a capacidade de resposta de um processo (por exemplo: quantos produtos uma máquina produz em um determinado tempo).

•  Indicadores estratégicos: fornecem um comparativo de como a empresa está com relação aos seus objetivos estratégicos.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Fique à vontade em nos contatar caso tenha interesse em conhecer mais sobre KPIs e como aplicá-los em sua empresa de forma inteligente.

 

 


Fonte: https://www.inteligenciaemnegocios.com.br/