25 de julho de 2018

Documento de Identidade Digital em breve estará disponível para o cidadão.

Depois de 21 anos em busca de uma carteira de identidade que unificasse os diversos documentos usados no Brasil, foi lançado em fevereiro de 2018 o que será o Documento Nacional de Identificação. Dentre várias possibilidades como papel, cartão ou chip, foi adotada uma solução mais simples: o DNI (Documento Nacional de Identidade) será um aplicativo para celulares.
Criado pela Lei 13.444, em vigor desde maio de 2017, está em fase de testes, por enquanto, apenas servidores do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério do Planejamento podem baixar e validar o DNI como nova identidade.
“A ideia de um documento de identidade todo digital, que possamos acessar pelo telefone, é muito prática”, destacou o presidente da República Michel Temer durante o lançamento do que é, ainda, uma versão piloto do novo documento.
Está previsto para julho de 2018 o início da disponibilização do DNI para a população, a identificação poderá ser obtida em um processo que inclui registro no aplicativo gratuito “DNI” nas plataformas Android e iOS e identificação biométrica em postos de atendimento do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Com todas as validações concluídas, será possível carregá-lo na memória de um celular ou tablet, dispensando a apresentação de registros de papel.
De início, o DNI terá o registro de identidade além de CPF e título de eleitor, mas a ideia é que aos poucos ele agregue os demais registros no mesmo aplicativo, segundo o Ministério do Planejamento não será somente mais um documento, mais um número, mais uma burocracia, e sim uma solução tecnológica que vai englobar os outros documentos e serviços e facilitar a vida do cidadão.

De acordo com o Comitê Gestor o documento é seguro, porque é baseado na biometria do cidadão, armazenada no banco de dados da Justiça Eleitoral e tem como principais vantagens a impossibilidade da duplicidade de identificação e de se tirar uma carteira de identidade em cada estado, como é percebido no meio físico atualmente em vigor.
Reunir vários documentos e informações em um aplicativo é uma ideia que facilitará a vida do cidadão. A intenção é posteriormente ampliar isso para outros documentos como a CNH e a carteira de trabalho. Vale ressaltar no entanto, que por enquanto, o DNI não substituirá nem invalidará os documentos impressos, desta forma a importância de portar os documentos físicos se mantém inalterada.


Fonte:

 https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2018/03/identidade-no-celular-e-rg-em-cartorios-o-que-mudou-e-o-que-ainda-vai-mudar-nos-seus-documentos-cjeokm5v002ai01p4zvsitlix.html

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=47217&sid=11

http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=47217&sid=11

https://www.campograndenews.com.br/artigos/brasil-digital-o-novo-documento-nacional-de-identidade

Link da imagem:

http://economia.ig.com.br/2017-09-26/impressao-digital.html