A partir de 1° de dezembro de 2018 estarão disponíveis as placas no padrão Mercosul. A partir desta data, nos casos abaixo, o novo modelo será obrigatório:
- Veículos zero-quilômetro;
- Veículos que passarem por processo de transferência de Estado, Município ou propriedade;
- Quando houver a necessidade de substituição das placas.
Não haverá obrigatoriedade de troca de placas para os veículos que já estão em circulação. Alguns países como Argentina e Uruguai já adotam o modelo. No Brasil, a novidade foi anunciada em dezembro de 2014, mas o prazo para entrar em vigor foi adiado por três vezes.
A nova placa vai conter uma tarja azul com o nome e a bandeira do País, acompanhados dos brasões do Estado e do Município. Em sua nova composição haverá 4 letras e 3 números, que poderão estar embaralhados. Macas d’água com o nome do País e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, haverá uma tira holográfica e um código bidimensional que comportará a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial, além disto, contará com um chip de identificação e código QR Code para facilitar a identificação dos veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.
Com as novas tecnologias empregadas, as novas placas não necessitarão do lacre.
Segundo o Denatran (Departamento nacional de trânsito) com o compartilhamento de dados com sistemas de cancelas e portões, a utilização em pedágios e estacionamentos dispensará a necessidade de outros dispositivos.
Assim como as atuais, as novas placas serão separadas por categorias:
Particular: Modelo mais comum, ela identifica os veículos particulares.
Comercial: São usadas em veículos que fazem transporte, como nos casos dos táxis, ônibus, vans, caminhões e etc.
Especial: Destinada exclusivamente para montadoras e oficinas que queiram circular um veículo que ainda está em testes.
Oficial: Exclusiva para veículos de órgãos federais, estaduais e municipais e também utilizadas pela polícia, bombeiros e forças armadas.
Diplomático: Utilizada por veículos de corpo consular, órgãos internacionais e embaixadas.
Colecionador: Placa que identifica veículos com mais de 30 anos de fabricação, que fazem parte de coleção e possuem características originais em bom estado de conservação.
Fontes: https://tecnoblog.net/237047/adiamento-placas-carros-padrao-mercosul/
http://qcveiculos.com.br/placas-de-automóveis.
https://g1.globo.com/carros/noticia/placas-de-carros-devem-comecar-a-usar-padrao-do-mercosul-daqui-a-6-meses.ghtml
https://g1.globo.com/carros/noticia/placas-de-veiculos-no-padrao-mercosul-comecam-a-valer-em-1-de-setembro-de-2018.ghtml
Fotos:https://s2.glbimg.com/6NCYlA_f20q_b0Ve5rPj1u9OZA=/0x0:1600×2848/1600×0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/5/x/fQX1TlSAyGRjzBYTQNjA/como-serao-as-novas-placas-para-veiculos-no-brasil-v2.jpg