Não é segredo para ninguém que um colaborador satisfeito é sinal de produtividade. Você sabia que o Job Rotation pode contribuir para a satisfação de um todo?
Uma prática que vem ganhando seu espaço nas empresas no Brasil, pode também ser aplicada na sua empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.
Job Rotation que em inglês significa rotação de trabalho é um método que faz com que os colaboradores conheçam as atividades da empresa como um todo, não ficando apenas naquele determinando departamento, aprendendo na prática as tarefas de cada setor e ajudando a prepará-los para desafios futuros.
Os colaboradores atuam em diversos setores por um tempo predeterminado. Este período varia de acordo com a necessidade do seu negócio. Podendo ser de um dia, uma semana ou meses.
Esta prática serve para que o colaborador se sinta útil e ao mesmo tempo agregue uma bagagem maior para o seu crescimento. Até porque, quando o comodismo está presente nas rotinas diárias, o trabalho tende a perder a qualidade e o colaborador acaba perdendo a motivação.
Como toda ferramenta, é necessário que sejam tomados certos cuidados para que o funcionário não se sinta prejudicado ou sobrecarregado, ou até mesmo causando uma indisposição nos setores ou para a corporação num todo. Listamos abaixo a melhor vantagem e a pior desvantagem desta prática.
Vantagem:
– O aprendizado: Com o Job Rotation o colaborador consegue ter uma visão ampla do negócio da empresa. Conhecendo um pouco de cada setor, se sente motivado a buscar cada vez mais conhecimento. Com isso, a empresa consegue identificar qual departamento é o mais alinhado com suas aptidões. Além disso, essa prática ajuda a tirar o colaborador da sua zona de conforto, evita a estagnação e reduz em nível elevado a monotonia do dia a dia.
Desvantagem:
– Relutância: Colaboradores mais antigos, podem ter uma certa resistência com a implantação do Job Rotation, por se sentirem satisfeitos com suas tarefas, gerando assim um desconforto entre empresa e empregado.
Por isso, é preciso tomar algumas precauções antes da implantação.
Veja abaixo algumas dicas para o sucesso do Job Rotation na sua empresa:
- Faça uma avaliação prévia dos colaboradores: Antes da inicialização, faça uma avaliação de desempenho de cada colaborador, assim terá um comparativo ao final do processo para saber se de fato teve o resultado esperado.
- Defina uma sequência lógica para o processo: Para um bom resultado, o colaborador não pode ficar “perdido” nos departamentos da empresa. Monte uma sequência lógica de rotação. Por exemplo, se o intuito é que aquele determinado colaborador desempenhe melhor seu papel na área de finanças, a dica é iniciar o processo no setor de contas a pagar, logo em seguida em contas a receber e por último na área fiscal.
- Prepare os departamentos e os mentores: Para que tudo funcione corretamente, os gestores de cada departamento, deverão alinhar uma sequência de tarefas para que aquele colaborador temporário não prejudique o andamento do setor.
- Analise os resultados e dê feedback: Ao fim do projeto, solicite um relatório tanto do funcionário quanto dos seus líderes. Isso servirá para o colaborador pontuar suas dificuldades e aprendizados, além de destacar em quais departamentos gostaria de ter uma oportunidade de crescimento.
Sendo assim, o Job Rotation é uma ótima ferramenta de treinamento aos colaboradores da sua empresa, por ser barata e eficiente, auxiliando no dinamismo e motivação de todos. É um ótimo processo que ajuda o colaborador a se desenvolver como se estivesse em cursos ou palestras profissionalizantes.
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Fonte:
www.mundorh.com.br
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