Em um mercado extremamente competitivo, os diferenciais são fundamentais para garantir o crescimento de uma empresa. Os empresários que pretendam constituir uma empresa devem levar em consideração o registro de sua marca não apenas na Junta Comercial de seu Estado, mas também no órgão de proteção das marcas e patentes, evitando, assim, que terceiros apropriem-se dela.
A expressão “Marcas e Patentes” engloba dois ativos intangíveis da mesma espécie: as marcas (sinais, nomes, símbolos etc) e as patentes (instrumento que confere ao inventor o direito de impedir terceiro de utilizar invenções).
A marca é um dos ativos mais importantes em uma organização, pois representa a permissão para que uma empresa faça negócios com seus clientes. É através dela que o mercado às reconhece e passa a desejar seus produtos e serviços. Já as patentes, permitem a exclusividade de produção ou do uso de processo inovador que coloca a companhia em vantagem perante a concorrência.
Nesse contexto, as marcas e patentes representam instrumentos efetivos de diferenciação e exclusividade em relação à concorrência. Por isso, esses chamados “ativos intangíveis” – termo usado na contabilidade – são tão importantes e devem ser contabilizadas pelas empresas.
Não deixe de comunicar seu contador para que a contabilização de marcas e patentes seja feita de forma correta e, com isso, possa agregar valor à sua empresa!
Fonte: São Paulo Marcas e Patentes.