19 de dezembro de 2017

Estoque de Mercadorias

Aquilo que para muitos é um transtorno controlar, para outros passou a ser procedimento indispensável.

Empresários, após entenderem que a falta da gestão de estoque, pode prejudicá-los, afetando a lucratividade e produtividade, passaram a investir mais nessa área, afim de atender a demanda de forma eficaz e evitar prejuízos financeiros e fiscais.

Acompanhem conosco, o quão vantajoso é, para vocês, empresários, começarem a olhar para seu estoque com outros olhos.

É fundamental que a empresa saiba a quantidade exata de produtos existentes. Com isso, é perceptível o tipo de produto que é mais consumido, revendido, utilizado, ou então aquele outro que não tem saída e utilidade.
Claro que em muitos casos, acontecem de empresas terem grandes prejuizos, por não saberem o estoque real de seus produtos e muitos deles acabarem vencendo, deteriorando, quebrando ou até mesmo sendo furtados. Por isso, manter seu estoque em dia, é essencial.

Atualmente existem diversas alternativas para que o empresário consiga controlar o estoque, desde o mais simples, como planilhas, até os mais sofisticados e tecnológicos, como sistemas ultramodernos que fazem toda gestão empresarial.

Outras vantagens para quem controla o estoque são:
• entregas de mercadorias rápidas e programadas;
• evitar o comprometimento do capital de giro (empregá-lo em mercadorias para compras desnecessárias em determinado período);

• facilidade para elaboração de inventário;
• auxilio no planejamento de compras;
• otimização de processos, entre outras.

Vale ressaltar que, o estoque é elemento essencial para elaboração de inventário, onde tem por objetivo registrar todas as mercadorias existentes, sendo ele um registro obrigatório para todas as empresas.

Devemos lembrar que o Fisco já dispõe de todas as informações de suas compras e vendas, item a item, através da nota fiscal eletrônica e também por meio da entrega do SPED Fiscal.

Contate seu contador e verifique a melhor forma de dar inicio à sua Gestão de Estoque.


Fonte: contadores.com/ jornalcontábil.com/contabeis.com