O empreendedor ao se legalizar como MEI (Microempreendedor Individual), passa a ter benefícios e um deles, é o acesso às linhas de crédito pessoa jurídica, inclusive em grandes instituições bancárias como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Você sabe como solicitar um empréstimo?
Antes de mais nada, vale ressaltar que o Microempreendedor deve estar ciente que o empréstimo tem como finalidade única para investimento e crescimento do seu negócio, não podendo este, ser utilizado para fins pessoais, assim sendo, é importante verificar se realmente é necessário a obtenção do crédito, pois se trata de um acordo que deverá ser cumprido todo mês juntamente com as demais despesas, lembrando sempre que estas, devem ser coerentes com o valor do faturamento.
Portanto, se de fato o Microempreendedor considerar a necessidade de solicitar o empréstimo, ele terá que se dirigir a uma agência bancária minimamente munido dos documentos abaixo, seguem exemplos de 2 instituições:
Empréstimo na Caixa Econômica Federal:
- Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
- Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
- Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
Ao chegar na agência com os documentos requisitados, será entregue uma “Ficha de Cadastro Microempreendedor Individual”, que deverá ser preenchida para dar início as análises necessárias. Após provação pela instituição, o valor do empréstimo será depositado diretamente na conta do empreendedor.
Microcrédito: Empréstimo no Banco do Brasil:
- Certificado de Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI) e/ou Certidão Simplificada da Junta Comercial.
- Documentos pessoais do MEI (RG e CPF).
- Comprovante de endereço residencial do Microempreendedor.
- CNPJ.
Comparecendo no Banco do Brasil com os documentos exigidos, será feito a abertura de uma conta corrente especial para que o Microempreendor possa receber o depósito do empréstimo.
Microcrédito – Empréstimo para MEI:
O Microcrédito é outra possibilidade para o Microempreendedor, pois trata-se de uma linha de crédito especial, onde se é possível obter menores taxas no mercado e menos burocracia. Entrando no site do BNDES existe uma lista de instituições autorizadas para solicitar o crédito de até R$ 20 mil.
Lembrando que a aprovação do crédito pode depender de vários fatores como: tempo de CNPJ, histórico de crédito do microempreendedor e da empresa.
Esse conteúdo te ajudou? Se você quiser saber mais sobre conteúdos de contabilidade e empreendedorismo, assine nossa newsletter e receba semanalmente novidades em seu e-mail.
Fonte da matéria:
https://seucreditodigital.com.br/como-fazer-um-emprestimo-para-mei/
Fonte da imagem:
https://iccserra.org.br/artigo/como-adquirir-credito-para-microempreendedor-individual-mei