A empresa, além de ser um ambiente de trabalho, deve ser também um local onde nos sentimos bem, onde nos divertimos e construímos bons relacionamentos. Se estivermos bem emocionalmente, faremos o nosso trabalho com mais prazer, haverá mais leveza no ambiente, prestaremos um serviço de excelente qualidade, o que refletirá num ótimo atendimento ao cliente. Nosso corpo é químico, precisamos estimular a produção de alguns hormônios que são essenciais para o nosso bem estar.
1º Passo – Empoderamento
Manter a postura ereta e sorrir produz testosterona que é responsável pelo empoderamento. O inverso também é verdadeiro, ficar numa posição de ombros retraídos e com a expressão fechada faz com que o corpo libere cortisol, hormônio responsável pela depressão. Um exemplo, é a posição que ficamos ao utilizar o celular, liberando uma grande quantidade de cortisol todos os dias. A prática de exercícios e ginástica laboral produzem testosterona, compensam o cortisol,diminuem o estresse e auxiliam na postura evitando a depressão.
2º Passo – Empatia
Conseguir se colocar no lugar do outro, enxergar uma situação sob uma ótica diferente, compreender os sentimentos e emoções do próximo, são algumas das características da empatia.
A empatia é primordial nas relações humanas, precisa ser algo presente em cada um de nós e ter um fluxo corrente no ambiente de trabalho. Empatia gera empatia.
A ocitocina é o hormônio que estimula o vínculo e a empatia entre as pessoas. Para produzir a ocitocina, por exemplo, podemos dançar, cantar e promover o contato físico, como o abraço ou massagem.
3º Passo – Alegria
A serotonina é essencial para o nosso bom humor e bem-estar, por isso sorria sempre, mesmo que você não esteja bem, o sorriso melhora o nosso estado mental. Uma das grandes causas da depressão é a mágoa. É impossível ser feliz, acumulando e carregando esses fardos no decorrer da nossa vida.
A pratica do autoperdão, não se culpar pelos erros, mas sim aprender com eles, pedir perdão e perdoar o próximo, são práticas que nos trazem paz interior e bem estar.
No ambiente profissional, desentendimentos entre os colaboradores podem afetar a equipe toda e influenciar negativamente no resultado do trabalho.
Para um bom relacionamento, caso aconteçam desavenças, peça perdão, e sempre tome cuidado com a rispidez na linguagem e nas atitudes para com o colega.
Existem quatro frases que são poderosas para reconstruir relacionamentos, são baseadas numa técnica havaiana conhecida mundialmente e com resultados comprovados chamada Ho’ oponopono.
Caso tenha tido alguma desavença com alguém diga as seguintes palavras com sinceridade e com sentimento:
Sinto muito!
Me perdoe!
Te amo!
Sou Grato!
Seja grato por tudo o que você tem, pelos colegas, pelo trabalho, por mais um dia, enfim, seja leve e feliz!!
Pratique e surpreenda-se com os resultados desses 3 hábitos!
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Fonte de pesquisa: Palestra com Vagner da Rocha
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